efeito fotoeletrico
como foi descoberto? Foi observado pela primeira vez por A. E. Becquerel em 1839 e confirmado por Heinrich Hertz em 1887, o fenómeno é também conhecido por "efeito Hertz", não sendo porém este termo de uso comum.Hertz investigava a natureza electromagnética da luz, ao estudar a produção de descargas eléctricas entre 2 superfícies de metal diferentes, observou uma faísca proveniente de uma superfície gerava uma faísca secundária na outra. Com todas as suas experiencias ele constatou que o fenómeno não era da natureza electroestática e confirmou que a luz poderia gerar faíscas, só era devido apenas á luz ultravioleta. Dois anos após a descoberta de Hertz, Thomson disse que o efeito fotoeléctrico consistia na emissão de electrões. Este para o provar, demonstrou experimentalmente que o valor de e/m das partículas emitidas no efeito fotoeléctrico era o mesmo que para os electrões associados aos raios catódicos. Também concluiu que esta carga é da mesma ordem que a carga adquirida pelo átomo de hidrogénio na decomposição química de soluções.
O que implica o Efeito Fotoeléctrico? O efeito fotoeléctrico implica que, normalmente sobre metais, se faça incidir um feixe de radiação com energia superior à energia de remoção dos electrões do metal, provocando a sua saída das órbitas: sem energia cinética (se a energia da radiação for igual à energia de remoção) ou com energia cinética, se a energia da radiação exceder a energia de remoção do electrões.
equação: Demonstrou também que a velocidade com que os electrões são ejectados não depende da quantidade de fotões emitidos, e sim da frequência que esses fotões possuem; relação que pode ser compreendida através da seguinte expressão: