Minhocão
2014 – 1º semestre
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Urbanismo, como conhecido hoje, foi ‘criado’ em função da desorganização das cidades há aproximadamente 150 anos, visto que, estas surgiram há cerca de 10-12 mil anos atrás e continuam cegamente se ‘desenvolvendo’.
No âmbito geral, o urbanismo é praticado nas cidades através de um projeto chamado ‘Plano Diretor’ que, segundo a ABNT, é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.
O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana, de caráter multidisciplinar, inserida no contexto de uma sociedade em processo de constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade.
RAQUEL ROLNIK: FOLHA EXPLICA SÃO PAULO
Raquel Rolnik explica a cidade de São Paulo desde o seu início: suas mudanças, os planos de criar a cidade mais moderna do Brasil, o desejo de transformar a cidade ‘sem nada’ habitada pelos ricos fazendeiros e cafeicultores em uma Europa, o ‘jeitinho brasileiro’ sempre muito presente e a maneira como a elite governa a cidade desde que foi fundada em 1554, excluindo, desde sempre, os mais pobres e expondo-os a cada vez mais miséria e exploração.
A autora também descreve como os rios, que antes faziam parte da cidade eram sinuosos e cheios de curvas, se tornaram grandes canos cheios de água envoltos de cimento para serem construídas as enormes avenidas, símbolo do desenvolvimento e estímulo cada vez maior ao transporte individual.
Em 1973, meio a tamanho desenvolvimento ocorre uma violenta expansão da periferia do município provocando a conurbação – ou junção de áreas urbanizadas – de São Paulo com vários municípios vizinhos. Logo a Região Metropolitana de São Paulo, ou Grande São Paulo, foi definida como um conglomerado de 37 municípios (hoje 39) ocupando uma área de quase 8 mil