Urbanismo - Minhocão
Ludwig Mies van der Rohe nasceu em 27 de março de 1886 na Alemanha, na cidade de Aachen, aonde frequentou a Escola da Catedral.
Desde cedo, trabalhou na cantaria de seu pai e, em 1905, foi contratado como designer de mobiliário no escritório berlinense de Bruno Paul.
Em 1907, construiu seu primeiro trabalho independente- a casa de Rihel.
Um ano depois, transferiu- se para o escritório do famoso Peter Behrens, onde trabalhavam Le Courbusier e Groupis.
Em 1911, foi diretor do projeto da Embaixada Alemã de São Petesburgo.
Em 1912, abriu seu escritório de arquitetura em Berlim. O período que se segue depois da Primeira Grande Guerra, foi marcado por diversos trabalhos como o Arranha céu de vidro, na Friedrischstrabe.
Em 1923, tornou- se um dos fundadores da revista G.
Entre os anos de 1928 e 1930 construiu a Casa Tugendhat.
No ano de 1929, projeta o Pavilhão Alemão de Barcelona para a exposição internacional de Barcelona, que seria demolido ao término da exposição e reconstruído no final da década de 80, sob as orientações de Ignasi de Solà- Morales.
Em 1930, foi reitor da Bauhaus, porém incapaz de seguir no cargo devido à intimidação do Partido Nazista. Sendo assim, obrigado a transferir- se para os Estados Unidos.
Em 1948, executa a sua primeira fachada cortina em Lake Shore Drive e, em 1950, a Casa Farnsworth foi concluída.
Em 1954, construiu o edifício Seagram, em Nova Iorque.
Em 1956 a Faculdade de Arquitetura em Chicago, a Crown Hall-projetada por Ludwig Mies Van der Rohe- foi inaugurada.
Em 1968, projetou a Galeria Nacional de Berlim
Em 17 de Agosto de 1969 veio a falecer. A OBRA E O CONTEXTO
Em 1927, Mies foi incumbido pelo governo Reich alemão da gestão artística e da construção dos edifícios para todas as secções da Exposição Universal de Barcelona. Assim, foi proposto o projeto do Pavilhão de Barcelona.
A sua principal responsabilidade consistia em garantir uma estrutura com prestígio para representar a República Weimar. Tanto