Minha terra tem palmeiras(rascunho)
Através de parcerias firmadas entre a Prefeitura municipal, a Paróquia de São José e as autoridades locais, colocaram em pratica, um projeto que deu grandes frutos.
Lago do Junco é um municipio pequeno, cujo indice de desenvolvimento socioeconomico é inferior ao de outros municipios.
A palmeira de babaçu, sempre foi a fonte de renda da população mais carente da zona rural do municipio. Dela eles extraiam tudo o que podiam para sobreviver. Essa atividade era exercida pelas quebradeiras de coco.
As quebradeiras de coco de Lago do Junco, sempre foram guerreiras e conquistaram através de suas lutas, o direito de trabalharem nas fazendas sem terem de pagar para os donos das terras.
Outra conquista, foi a criação da cooperativa de quebradeiras de coco do povoado de Lago do Junco.
A educação e a saúde no municipio eram muito prejudicadas, pela falta de verbas para investimentos na area..
A saúde era um fator de comprometimento do indice de desenvolvimento humano.não existia sequer um posto medico, para atendimento da população nas emergencias. Os atendimentos eram realizados por agentes comunitarios e o tratamento feito em outro municipio.
Essa era a realidade até a intervenção do governo federal , junto com o Sebrae, por meio do “Programa Comunidade Ativa”, implantaram no municipio uma experiencia piloto de desenvolvimento local, integrado e sustentavel. O programa buscou valorizar a participação e comprometimento comunitário, para o desenvolvimento. A partir desse despertar, foram desenvolvendo lideranças que fossem capazes de dar sustentação à açoes que visassem a promoção do desenvolvimento.
Como resultado da experiencia, foi criado o Forum de desenvolvimento local em Lago de