Curso de introdução a informática
Apresentação
O objetivo deste curso é apresentar tópicos gerais sobre informática, permitindo aos alunos uma visão histórica de seu desenvolvimento, uma visão prática para a aquisição e utilização de equipamentos e um conhecimento teórico a respeito das tecnologias envolvidas na manipulação de informações. Não pretendemos esgotar qualquer assunto aqui abordado, pretendemos apenas introduzi-lo e permitir que os alunos busquem maiores informações de maneira consciente e organizada.
Histórico
Os primeiros computadores construídos pelo homem foram idealizados como máquinas para processar números, o que conhecemos hoje como calculadoras, porém, tudo era feito fisicamente. Existia ainda um problema porque as máquinas processavam os números, faziam operações aritméticas mas depois não sabiam o que fazer com o resultado. Ou seja, eram simplesmente maquinas de calcular, não recebiam instruções diferentes e nem possuíam uma memória. Os computadores até então eram utilizados para pouquíssimas coisas, como calcular impostos e outras operações, mas os computadores de uso mais geral apareceram logo depois da segunda guerra mundial. Os EUA desenvolveram secretamente, durante o período, o primeiro grande computador que calculava trajetórias balísticas. A partir daí, o computador começou a evoluir num ritmo cada vez maior até chegar nos dias de hoje.
Código Binário, Bit e Byte
O sistema binário ou código binário é um sistema de representação numérica no qual qualquer unidade pode ser demonstrada usando-se apenas dois dígitos: 0 e 1. Esta é a única linguagem que os computadores entendem.
Bit
Cada um dos dígitos utilizados no sistema binário é chamado de BIT (Binary Digit - dígito binário) e representa a menor unidade de informação do computador.
Byte
Os computadores geralmente operam com grupos de bits. Um grupo de oito bits é denominado BYTE. Este pode ser usado na representação de caracteres como uma letra (A-Z), um