Minha Concepção de Cultura
A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, contudo sua definição é bem mais abrangente, pois cultura pode ser um conjunto de práticas de comportamento, um padrão, partilhado por um grupo, a forma como as pessoas agem e pensam dentro desse grupo. Portanto acredito que, todos os povos e sociedades possuem sua cultura e que todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente a inteligência humana tem a capacidade de desenvolver culturas. Ela é produto da interação humana, é um fenômeno público, que pode ser observada nas práticas discursivas do dia a dia. Mesmo com as mudanças e evoluções que o mundo passa, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva. Portanto sendo impossível de se desenvolver individualmente, pois a cultura é um elemento social.
A educação é um importante instrumento de mudança da cultura, pois cultura é comportamento, e a melhor forma de desenvolver comportamentos é com a educação. Entretanto, a educação nesse contexto deve ir muito além do que a educação tem tradicionalmente ido, em sala de aula. O conceito de escola tradicional é aquela escola disciplinadora e moralista, onde a transmissão de conteúdos é uma imposição unilateral de saberes universais sem nenhum tipo de contextualização com a realidade. Essa cultura tradicional que esta viva e forte nessas escolas, não cabe mais no século XXI, não esta satisfazendo os anseios e necessidades de nossa sociedade.
O mundo está mudando, muitas culturas estão presentes em nossa realidade e muitas escolas insistem em se manterem estritamente tradicionais, fixando um modelo de cultura inadequado às condições sócio históricas do nosso espaço e tempo. O fato é que não podemos deixar de conhecer a cultura acumulada pela tradição, mas sim aproveita-la. Assim dando novos