Minha compreensão do corpo na contemporaneidade e o papel do professor de Educação Física nesse contexto
A influência da mídia sobre a concepção do corpo é um fato hoje reconhecido mundialmente. Ela invade e tenta embutir em nossas vidas um conceito “falso” sobre o aspecto do nosso corpo e que beleza é sinônimo de saúde.
São inúmeras as formas como a mídia se manifesta, utiliza meios como, rádio, jornais, revistas, televisão, vídeos, internet e etc. Está presente em quase tudo e podemos ver algumas imposições bem impactantes que ela gera no conceito de crianças, jovens e adultos sobre o corpo como, por exemplo, aquelas famosas frases: “você é o que você come” ou “Projeto verão.”
Não podemos deixar que essa “ditadura” da mídia nos afete de forma negativa, temos que respeitar os limites do nosso corpo e aceitar a nós mesmos.
O professor de Educação Física deve orientar seus alunos e deixar claro que os cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa. As atividades físicas devem ser moderadas e adaptadas para o limite corporal de cada pessoa e a alimentação deve ser saudável.
Através da criatividade e interdisciplinaridade, o professor pode desenvolver atividades muito valiosas que terão ensinamentos impactantes para a vida toda, agregando a aceitação do próprio corpo e aprender a amar a si mesmo, fazendo com que o aluno entenda que suas próprias características o fazem um ser único, exclusivo e especial.
Referência Bibliográfica:
BRITO, C. M. D. de; LIMA, F. V. Programas de Saúde e Socorros Urgentes. Batatais: Claretia-no, 2013. Unidade 2. acesso em 13 outubro 2014.