Mineração
O que são rochas?
São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais.
Diferente dos sedimentos, como por exemplo a areia da praia (um conjunto de minerais soltos), as rochas têm os seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos.
Na agregação mineralógica constituinte das rochas, podem ser reconhecidos os minerais essenciais e os minerais acessórios.
Os essenciais estão sempre presentes e são os mais abundantes numa determinada rocha, e as suas proporções determinam o nome da rocha.
Os acessórios podem ou não estar presentes, sem que isto modifique a classificação da rocha em questão.
Simples ou uniminerálicas – formada por apenas uma espécie de mineral. Exemplo: quartzito – mineral único: quartzo (SiO2) mármore – mineral único: cristais de calcita (CaCO3)
(mármore)
Composta ou pluriminerálicas – formada por mais de uma espécie de mineral. Exemplo: granito – presença de quartzo, feldspato e mica diabásios – presença de feldspato, piroxênio e magnetita
(granito)
(gnaisse)
ígnea
sedimentar
metamórfica
granito
folhelho
gnaisse
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
São formadas pela solidificação do magma proveniente do interior da Terra, que trazem para a superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre.
Se o resfriamento da rocha ocorrer no interior da terra, a rocha será do tipo ígneo intrusiva, se chegar na superfície da terra será do tipo ígnea extrusiva ou vulcânica sendo o basalto a mais abundante deste tipo.
Magmatismo Vulcanismo Plutonismo
Rochas vulcanicas (extrusivas)
Rochas plutônicas (intrusivas)
resfriamento rápido micro- ou pouco cristalizado basalto
resfriamento lento bem cristalizado granito
O resfriamento do magma extrusivo é muito mais rápido, então o cristal não cresce muito, gerando a textura fina das ígneas extrusivas.
Já as intrusivas por serem