mineração
Mineração
Apesar da piora no cenário internacional, setor deve continuar investindo em
2013
O Brasil se destaca mundialmente no setor de Mineração. Hoje, é o segundo maior exportador de minério de ferro, manganês e bauxita, e o primeiro em nióbio.
O minério de ferro responde por 80% das exportações brasileiras de minérios. O principal país comprador deste minério é a China (cerca de 50% do total).
A desaceleração da economia chinesa vem sendo um dos principais responsáveis pela queda nos preços internacionais do minério de ferro e consequente queda na extração e exportação brasileira deste produto.
Contudo, apesar de enfraquecida, a demanda chinesa continua em patamar elevado. Sendo assim, as expectativas seguem positivas para 2013.
A indústria extrativa mineral brasileira é uma das que mais investem no país. Entre 2012-2016, a expectativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é que este setor invista cerca de US$
75 bilhões, dos quais mais de 60% serão destinados à extração de minério de ferro.
Com o crescimento menor da demanda internacional e possível aumento da oferta devido à maturação de investimentos no setor, esperamos que os preços internacionais dos minérios apresentem ligeira queda nos próximos anos.
Novos projetos dependem do marco regulatório e licenças ambientais, o que têm tornado o ambiente de negócios do setor desafiador. O Novo Código Regulatório da Mineração, recémanunciado pelo governo, deve trazer alguma melhora, ao reduzir as incertezas.
O Setor Mineral no Brasil
Empresas Mineradoras no Brasil
Indústria Mineral vem apresentando bom desempenho nas últimas décadas
Apesar de a crise internacional ter piorado as perspectivas para a Indústria Mineral, esta veio apresentando crescimento vigoroso no Brasil nas últimas décadas. O que veio impulsionando este crescimento foi, principalmente, o processo de urbanização e desenvolvimento de países