relatorio de quimica
Exemplos de Reações Exotérmicas e Endotérmicas
INTRODUÇÃO:
A termoquímica é um ramo da termodinâmica que estuda a liberação e absorção de calor, durante uma transformação química.
O objetivo desta prática é realizar experimentalmente reações exotérmicas (reações que liberam calor) e reações endotérmicas ( reações que absorvem calor).
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 Tubo de ensaio, 1 bécheres de 50 mL, pinça de madeira, vidro de relógio e pissete com água.
REAGENTES:
I2 (s), Zn (s), NaHCO3 (s), solução de HCl 1:1, Ba(OH)2 (s) e solução de NH4Cl (cloreto de amônio) 1:1.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1ª EXPERIÊNCIA:
Colocar em um tubo de ensaio alguns cristais de iodo sólido e uma pequena quantidade de zinco em pó. Adicionar, cuidadosamente com a pipeta, 5 gotas de H2O. Sinta com as pontas dos dedos o aquecimento do tubo de ensaio.
I2 (s) + Zn (s) ® ZnI2 (s) + Q (calor)
Reação: EXOTÉRMICA
2ª EXPERIÊNCIA:
Colocar num Bécher de 50mL seco, 1,000g de Ba(OH)2 (hidróxido de bário) e adicionar 1,000g de NH4Cl (cloreto de amônio). Adicionar, cuidadosamente com a pipeta, 5 gotas de H2O.
Notar que o Bécher esfria bastante, a ponto de haver condensação de vapor d’água.
Ba(OH)2 (s) + 2 NH4Cl (aq) + Q (calor) BaCl2 (aq) + 2 NH4OH (aq)
Reação: ENDOTÉRMICA RESULTADO E DISCUSSÃO
Por meio de observações experimentais, foi possível observar que nos fenômenos físicos e químicos ocorrem variações de temperatura, o que implica que há trocas de calor, ou seja, há variação de energia e realização de trabalho. Além da variação de temperatura , observamos também a mudança de cor.
CONCLUSÃO
Ao pegarmos uma pitada de hidróxido de bário, cloreto de amônia e água destilada obtivemos uma reação endotérmica, e também utilizamos o tubo de ensaio com pregador, e ai colocando Iodo e Zinco em pó, tendo então uma reação exotérmica. Após usarmos duas pitadas de IODO, e uma pitada de ZINCO e Água destilada , subiu