Mineração
CONJUNTO DE ATIVIDADES cujo objetivo principal é produzir BENS MINERAIS, com características tais que os tornem atrativos e aplicáveis, direta e/ou indiretamente, em praticamente todos os setores industrais existentes. A produção dos bens minerais se dá através do emprego de técnicas apropriadas a cada caso, diferenciadas principalmente em função das características intrínsecas dos depósitos minerais, da escala de produção, da geografia, do meio ambiente e das aplicações dos bens minerais a serem produzidos.
A matéria-prima da mineração (objeto das atividades) é chamada geralmente de minério. Os produtos das atividades de mineração que são comercializados recebem denominações diversas, dependendo do tipo de material
("mineral commodities").
Os MINERAIS são compostos químicos naturais, sólidos, geralmente de origem inorgânica, com composição química definida e propriedades características. Apresentam-se na natureza associados na forma de ROCHAS.
Alguns elementos químicos também se enquadram na definição de minerais, ocorrendo na forma de elementos nativos, tanto na crosta terrestre como em outros corpos sólidos no universo (meteoritos, principalmente).
ROCHAS com valor econômico são denominadas como MINÉRIOS.
Embora o termo seja indevidamente empregado para descrever produtos da indústria mineral, o conceito de minério deve ser reservado apenas para a matéria-prima das atividades de processamento, obtida como produto final das operações de lavra.
ETAPAS PARA A OBTENÇÃO DOS
MINERAIS
• Prospecção: procura de locais onde os minerais de interesse ocorrem;
• Exploração Mineral e Desenvolvimento: aprender se o minério pode ser extraído
(explotado) economicamente;
• Mineração: extração do minério do subsolo; • Beneficiamento: separação do mineralminério de outros minerais de ganga
• Fundição e Refino: extração do metal puro a partir do concentrado mineral;
• Transporte: carregamento do