Mineração
BELÉM, PARÁ
2012
A EXPANSÃO DA MINERAÇÃO
BELÉM, PARÁ
2012
O Brasil é um dos países com maior potencial mineral do mundo, juntamente com Federação Russa, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália, segundo estudos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), principal órgão controlador da mineração nacional.
O setor de mineração representa cerca de 1% do PIB do Brasil em 1997, com um crescimento de 7,5%. No setor, as exportações de bens primários atingem US$ 5,3 bilhões e as exportações de produtos industrializados (semimanufaturados, manufaturados e compostos químicos) alcançam US$ 9 bilhões.
O país destaca-se na produção de amianto, bauxita, cobre, cromo, estanho, ferro, grafita, manganês, níquel, ouro, potássio, rocha fosfática, zinco.
Porém, a história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVIII, com as expedições bandeirantes, que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos e pedras preciosas. Já início do século XVIII, estas foram achadas no interior da então Capitania de São Paulo, nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A descoberta de ouro, diamante e esmeraldas nessa região provocou um afluxo populacional vindo de Portugal, de outras áreas povoadas da colônia e do litoral nordestino. Já de início, o choque na corrida pelas minas levou a vários conflitos,sento um dos mais famoso a Guerra dos Emboabas.
Outra importante atividade impulsionada pela mineração foi o comércio interno entre as diferentes vilas e cidades da colônia, proporcionada pelos tropeiros.
Grandes transformações ocorreram no País em função da mineração. Um novo pólo econômico cresceu no Sudeste, relações comerciais inter-regionais se desenvolveram, criando um mercado interno e fazendo surgir uma