Mineração
Paulo Rogerio da Silva Cardoso
Niquelândia-GO
JUNHO / 2012
MÉTODOS DE LAVRA
Paulo Rogerio da Silva Cardoso
Trabalho apresentado ao curso de Técnico em Mineração do Colégio Êxito, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Operação de Lavra e Etapas Subsequentes.
Prof. Geraldo Magela.
Niquelândia-GO
JUNHO/2012
Introdução
A escolha do método de lavra é uma das decisões mais importantes que são tomadas durante o estudo de viabilidade econômica. Na fase de planejamento, a seleção é baseada em critérios geológico, social, geográfico e ambiental, todavia as condições de segurança e higiene devem ser garantidas durante toda a vida útil da mina. Os aspectos relativos à estabilidade da mina, à recuperação do minério e à produtividade máxima também devem ser considerados.
A seleção do método de lavra é um dos principais elementos em qualquer análise econômica de uma mina e sua escolha permite o desenvolvimento da operação. Numa etapa de maior detalhe, pode constituir-se como fator preponderante para uma resposta positiva do projeto. A seleção imprópria tem efeitos negativos na viabilidade da mina.
Tipos de Métodos de Lavra
Metodologia adotada em um determinado jazimento é aquela que apresenta o menor custo unitário, considerando-se todos os condicionantes operacionais. Embora seja possível destacar os métodos de lavra a céu aberto e subterrâneo como principais, tem-se ainda a garimpagem e a dragagem.
Provavelmente existem mais de trezentas variações dos métodos tradicionais. A definição entre os métodos a céu aberto ou subterrâneo se baseia sobre o critério econômico.
Os tipos de método de lavra mais comuns, praticados no Brasil, podem ser:
*A céu aberto: método de bancos em cava ou encostas dependente das condições topográficas do terreno, onde a profundidade máxima da cava dependerá diretamente do teor e da relação estéril/minério, como também, as dimensões das