Atps processos
Conforme está escrito no PLT – Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.
Já Antônio Cesar Amaro Maximiliano, diz que o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro, sendo uma aplicação específica do processo decisório. Estas decisões procuram de alguma forma, influenciar o futuro. São decisões, portanto, de planejamento, que nada mais é do que uma dimensão das competências intelectuais, ou seja, uma forma refinada de inteligência que pode ser desenvolvida pela educação e experiência.
Idalberto Chiavenato, diz também que o planejamento não trabalha na base da improvisação, serve de suporte às demais funções para alcançar seus objetivos.
Roberto Shinyashiki vê o planejamento também como antecipação ao que se vê lá na frente. É a arte de se ver o invisível.
Paulo Barreto dos Santos afirma que o planejamento visa a liderança e não a chefia. Preza a qualidade de vida e quer mais equilíbrio no tempo que dedica à profissão. O aprendizado deve ser contínuo.
Resumindo estes autores, chegamos à conclusão que planejamento representa a primeira função administrativa, visa o futuro, serve de base para as demais funções: organização, direção e controle. Determina antecipadamente os objetivos a serem alcançados, como deve ser feita da melhor maneira possível. Isso significa que não é um exercício de adivinhar o futuro, mas sim reconhecer que ações presentes bem planejadas, refletem necessariamente no tempo que virá.
Tipos de planejamento:
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: é o planejamento mais amplo, que envolve prazos mais longos de tempo, é voltado para alcançar seus objetivos globais, discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, ou seja, no nível institucional.
- PLANEJAMENTO TÁTICO: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização,