Mineração
Douglas Mcgregor (1906 – 1964):
Empresas Teorias X e Y:
TEORIA X: TEORIA Y:
- Tradicional - Contemporânea
- Homem Preguiçoso - Trabalho faz parte
- Sem Ambição - Ambicioso
- Não gosta de responsabilidade - Responsável, assume riscos
- Resistente à mudanças - Quer mudanças
- Dependência - Autonomia
- Autocracia - Democracia
Slide 1 –Contribuições de Taylor
—Tempos e movimentos: controle dos atendimentos aos contribuições – triagem dos serviços e tempo de espera de cada senha.
—Preocupação com a qualidade dos atendimentos: fadiga dos servidores- 2 turnos, de 6 horas cada. (em 2011 a delegacia da receita Federal de Caxias foi premiada como a mais ágil das receitas, com um tempo médio de espera (fila) 12 minutos)
—Seleção: concurso público. Tanto para AFRFB como para ATRFB são 3 etapas (provas, programa de formação profissional, relacionado com o cotidiano das atividades a serem exercidas pelo futuro servidor e Treinamento: Programa de Capacitação Profissional (PCP) preparação dos servidores recém-nomeados na área para a qual estão sendo designados.
—Maximização dos recursos: licitações, busca sempre do menor preço para material de expediente, mantimentos, equipamentos e suprimentos de informática.
Slide 2 –Contribuições de Fayol
—Planejamento: realizado em Brasília, normalmente para um período de 4 anos.
—O Código de conduta dos servidores da Receita Federal é regido pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal (basicamente um guia de conduta profissional, ao contrário que muitos pensam, também pessoais, a que os servidores públicos estão submetidos. Ele prescreve a preservação dos mais nobres princípios éticos e morais, esperáveis no comportamento daqueles que têm, como profissão, o exercício de função pública.) —Controle: dos servidores ( certificação digital)- tudo que o servidor faz fica registrado , fiscal ( programas cada vez mais eficazes e integrados para combater a