Mineração
Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto mecanizada, com a finalidade de obter amostras de matérias rochosas, continuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.
Identificação:
As sondagens rotativas serão identificadas pela sigla SR, seguida de N° indicativo.Em cada obra o numero indicativo deve ser sempre crescente, independentemente do local, fase ou objetivo da sondagem.Quando for necessária a execução de mais de um furo num mesmo ponto de investigação, os furos subsequentes terão a mesma numeração do primeiro, acrescidas pelas letras A,B,C.
Equipamentos e ferramentas:
O equipamento padrão deverá constar no tripé, sonda rotativa,bomba d’água, guincho, ferramentas,revestimentos, hastes, coroas e barriletes nos diâmetros especificados e demais materiais necessários à execução de sondagens rotativas, alem de equipamento exigido para sondagens á percussão.
Figura 1 - Esquema de Execução de Sondagem Rotativa – Fonte Abge(1999)
Equipamento:
O barrilete e dotado de peça cortante constituída de material de alta dureza em sua ponta como vidia e diamantes, possui uma camisa livre em seu interior para preservar o testemunho de sondagem. O conjunto de barrilete perfura o terreno através de movimentação de rotação.
Para rochas mais brandas são utilizadas coroas com material cortante constituído de pastilhas de vidia e para rochas de dureza superiores utiliza-se coroa de diamantes industriais em forma de grãos incrustados ou grânulos disseminados numa matriz. Tal matriz, é composta por uma mistura de vários metais, que são submetidos a sinterização.
Existem barriletes e coroas de diversas dimensões utilizadas para a perfuração em serie telescopia. O diâmetro de furos e testemunhos é padronizado segundo o padrão Diamond Core Drill Manufatures Association (DCDMA) ou padrão