Camboja
Composição da População: khmers (90%), vietnamitas (5%), outros (5%) Idioma: khmer (oficial), francês, vietnamita, chinês Religiões principais: budismo (cerca de 85%) e crenças tradicionais (5%) IDH: 0,593 - médio (2007) A população é de 13 881 427 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 75,16 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 26,9%o e 9,06%o. A esperança média de vida é de 59,29 anos.
Índice de alfabetização:73,6% da população
ECONOMIA:
O Camboja é um país extremamente pobre, e sua economia subdesenvolvida ainda sofre os efeitos dos intermináveis anos de guerra. A renda per capita não passa dos US$500, e o setor agropecuário ainda é responsável por 51% do PIB. Na agricultura, o país tem o arroz como produto principal, seguido do milho e da cana de açúcar. O setor industrial, ainda muito pouco desenvolvido, resume-se à indústria alimentícia, de vestuário e algumas outras, nenhuma de grande expressividade internacional. A economia do país foi bastante afetada pela Guerra do Vietnà, que destruiu plantações e criações de gado. O governo tem procurado reestruturar suas finanças incentivando a agricultura, a pecuária e a pesca.
PIB (Produto Interno Bruto): US$ 9,5 bilhões (2008) Força de trabalho: 7,5 milhões (2007) Moeda: riel
Aspectos naturais
Relevo O relevo do Camboja é composto principalmente por planícies, com vegetação de gramíneas. As regiões mais elevadas do país são cobertas de florestas. O principal rio é o Mecong e o lago Tonle Sap é o maior do sudeste asiático.
Próximo à fronteira com a Tailândia encontram-se as Montanhas Dangrek e a Serra do Elefante estende-se ao longo do litoral. O ponto culminante do país, o Phnom Aral, com 1771m, fica na Serra Cardamom, a sudoeste.
Clima O clima é predominantemente tropical, com temperaturas variando entre 20ºC e 35ºC. As chuvas ocorrem principalmente nos meses de maio a outubro e o clima é