Falha de segurança em servidores na internet
JADER JOSÉ DA SILVA SOUZA FARIAS
JEFFERSON BARBOSA DA SILVA
LUIZ VITOR GUEDES SENA
RUAN CARLOS
FALHA DE SEGURANÇA EM SERVIDORES NA INTERNET – COMO EVITAR
MACAPÁ
2012
1 INTRODUÇÃO
Cada vez que uma nova tecnologia desponta no horizonte e chega às nossas mãos, temos de aprender a conviver com novas ideias e costumes que vêm juntos.
No caso de uma rede e do acesso à Internet, estamos conectando computadores e principalmente servidores a muitos outros. Se tivermos informações confidenciais que não desejamos compartilhar, temos que tomar providências para que essas informações não possam ser acessadas por outros, bem como o risco de se contrair vírus e principalmente que alguém mal intencionado obtenha o controle total de todo o sistema.
Portanto, será necessário controlar quem tem acesso ao sistema e seus recursos. E em alguns casos, é preciso até mesmo controlar quais recursos podem ser acessados e manipulados. É aqui que entram os procedimentos de segurança.
Esses procedimentos não são somente para proteção lógica do sistema, mas também para a segurança física dos equipamentos.
É impossível colocarmos aqui todas as opções disponíveis, assim como é impossível criar um sistema 100% seguro.
São inúmeros os benefícios associados à segurança, tais como proteção de documentos e arquivos, possibilidade de se monitorar o uso do equipamento, maior estabilidade do sistema (ao impedir o acesso dos usuários aos arquivos do sistema operacional) entre outros.
Existem várias maneiras de se implementar segurança em um servidor e uma das formas mais simples seria trancar o servidor numa sala com acesso restrito. Assim, somente o administrador do sistema terá acesso a ele.
Nada adianta ensinarmos como proteger o sistema através do uso de programas, por exemplo, sem que se apliquem ao menos algumas restrições de acesso físico.
Diante disso uma das maiores preocupações para a maioria dos donos de servidores e prestadores de serviços é