Mineraçao
Xisto é uma rocha foliada de granulação maior onde pode - se reconhecer os minerais a olho nu. O trabalho consiste em uma breve apresentação sobre o xisto verde, fixaremos alguns temas mais abrangentes referentes a essa rocha, como, seu local de ocorrência, suas fáceis, e sobre sua importância econômica.
Xisto Verde
Xisto - uma rocha foliada de granulação maior onde pode - se reconhecer os minerais a olho nu. Em geral, devido à temperatura crescente de metamorfismo, e, portanto a melhor cristalização dos minerais, tem-se a sequência: ardósia - filito - xisto. Porem, nem todos os xistos são compostos por filossilicatos, sendo que a xistosidade é apenas uma* foliação de granulação maior de qualquer mineral. hornfels, ou fels - uma rocha compacta e não foliada, em geral de granulação fina.
Tal como a maioria das rochas metamórficas, o xisto apresenta aspecto nitidamente cristalino, e tem foliação mais ou menos nítida como resultado das fortíssimas pressões a que a rocha é sujeita. Esta foliação é fina em rochas holocristalinas, por via de regra de grão médio a fino, por vezes sendo tão pequeno que não se distingue macroscopicamente. Em geral, as "folhas" têm composição sensivelmente igual.
Podem ser definidos vários grupos de xisto, conforme o grau de xistosidade (foliação) e os minerais que predominam na sua constituição: nos micaxistos predominam o quartzo e as micas (biotita/moscovita), nos anfiboloxistos a anfíbola e o quartzo, nos cloritoxistos a clorita, e nos talcoxistos o talco.
Fácies Xisto Verde
Evidencia baixo grau de metamorfismo que se desenvolve em cadeias de montanhas (cinturões orogênicos) fanerozóicas, áreas de escudo pré - cambrianos e assoalho oceânico.
Muitas rochas de fácies xisto verde (ou baixo grau) possuem coloração verde devido à presença frequente de clorita, ou mesmo clorita misturada com micas brancas, ou seja, são xistos de cor verde - daí o nome da fácies. As rochas são geralmente de granulação fina