migrações internas
Fausto Brito.
O objetivo desse artigo é constituir-se num roteiro para progredir nesse difícil caminho de compreender a mobilidade espacial da população no contexto atual da sociedade brasileira.
Palavras-chave: migração, Brasil, Amazônia, inovação.
Introdução
Na medida em que os países completam sua transição demográfica alcançando taxas de fecundidade iguais ou inferiores aos níveis de reposição tornando sua população mas envelhecida a migração tende a torna-se um fator extremamente importante.
As migrações tornou-se um fenômeno de relevância mundial tanto para os países de destino como de origem ou de transito. O Brasil foi um dos destino favoritos das grandes migrações.
Desenvolvimento
As migrações internas foram fortemente influenciadas pelo desenvolvimento econômico com oferta de mão-de-obra e a modernização social. As migrações vem de regiões agrícolas pouco povoadas a busca de trabalho e melhoria.
A migração é positiva e necessária para o desenvolvimento do capitalismo e da sociedade, assim como delimita uma melhoria de vida para o migrante e a família que o acompanha.
Do ponto de vista de Lewis, mas pessoas serão empregadas no setor capitalista ate desaparecer o excedente de trabalhadores ou ate que o setor rural seja transferido para o setor moderno da economia capitalista.
Todaro questiona ao subemprego e desemprego generalizados nos países em desenvolvimento que nem sempre o trabalhador migrante, sem qualificação do setor rural poderá encontrar emprego permanente e bem remunerado no setor urbano. A migração rural-urbana é considerada como um processo em dois estágios.
Para Germani a migração é um processo social que vai além dos mecanismos do mercado de trabalho