Migrações internas no Brasil
Definição do termo: migração, emigração e imigração.
Migração: movimento de entrada ou saída de indivíduos em países diferentes ou dentro de um mesmo país (de um estado para o outro, de uma cidade para a outra, etc).
Imigração: entrada de estrangeiros em um país; estabelecimento de indivíduos em cidade, estado ou região do seu próprio país, que não é de sua origem ou país que também não é de sua origem.
Emigração: saída espontânea de um país; movimentação de uma para outra região dentro de um mesmo país; sair de um país ou lugar onde se vive para viver em outro, provisória ou definitivamente.
Migrações nas Revoluções Industriais.
Na segunda metade do século XIX as condições eram favoráveis à imigração para países como o Brasil. A revolução industrial provocara a urbanização e o êxodo rural, fazendo com que muitos antigos agricultores europeus perdessem suas terras, mudando-se para a cidade. Com o desemprego ameaçando suas famílias, muitos preferiam tentar a sorte em outras terras além mar. Também as guerras e as revoluções do século XIX eram um estímulo à vinda para a América. Desde a vinda da Família Real para o Brasil chegavam imigrantes que se espalhavam em colônias pelo interior, sem influir decisivamente na economia do país.
Migrações dos Candangos.
A cidade de Brasília se configurou como a concretização dos sentimentos utópicos da burguesia brasileira da década de 1950. A cidade representava o Brasil como um país ascendente, um país do futuro. Para realizar tamanho projeto, seria preciso um deslocamento estrutural de força de trabalho, isto é, em um movimento mais geral do capitalismo, seria preciso criar uma intensa mobilização de mão de obra. Assim, criou-se um fluxo migratório de nordestinos à futura capital para trabalhar na construção da cidade. Esse grupo de migrantes ficou conhecido como candangos. Primordialmente é necessário se observar duas principais especificidades desta mão de obra: a sua jornada e suas