Migrações Internas e Externas no Brasil
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 4
2.1 Migrações Internas................................................................................................ 4
2.2 Migrações Externas............................................................................................... 4
3 CONCLUSÃO........................................................................................................... 6
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 7
1 INTRODUÇÃO
Migração é o deslocamento da população de um lugar para outro, pode se referir à troca de país, estado, região, município ou até de domicílio.
Diversos motivos levam as pessoas a migrar: por motivos religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais. Porém o maior deles é por conta da condição econômica desfavorável. Daí surge os movimentos migratórios, que podem ser internos ou externos.
2 DESENVOLVIMENTO
Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país do país ou mesmo para outros países. Essas migrações acontecem de duas formas: internas e externas.
2.1 MIGRAÇÕES INTERNAS
A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, podendo ser entre regiões, estados e municípios. Esse deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, mas, altera as regiões envolvidas nesse processo.
Os movimentos de migrações internas mais frequentes são: êxodo rural, o deslocamento de pessoas do meio rural para o urbano; e migração urbano-urbano, o deslocamento de pessoas de uma cidade para outra.
O Instituto Brasileiro de Geografia e