Imigra O
MIGRAÇÃO EXTERNA
O que são?
Quais as causas?
Quais as conseqüências?
Quais os tipos?
IMIGRAÇÃO
EMIGRAÇÃO
PENDULAR
ÊXODO RURAL
TRANSUMÂNCIA
MIGRAÇÕES INTERNAS
Conceitos básicos
Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.
O Nomadismo é o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos.
As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra.
São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro, daí o fato de existir:
Emigração: a saída da população de um lugar;
Imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
TIPOS
Transumância
A transumância é um movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias.
A palavra pela primeira vez no livro "Formação Econômica do
Brasil" de Celso Furtado. Ali, nosso brilhante pensador utilizou a palavra para descrever o movimento dos nordestinos em direção à Amazônia em busca de oportunidades no ciclo de extração da borracha no final do século XIX e início do século XX.
Transumância também foram o movimento dos povos da
Europa Central no ciclo brasileiro do café no século XIX e a forçada diáspora dos trabalhadores escravizados da África para o Brasil do século XVI ao século XIX.
Contemporaneamente, vemos também Transumância no deslocamento de levas e levas de desempregados brasileiros para os EUA, Europa e Japão.
Migrações Pendulares
São simples fluxos populacionais que não correspondem verdadeiramente a migrações, pois não são realizados com intuito de mudança definitiva. Ocorrem no dia a dia.
Êxodo rural
É o processo segundo o qual uma parte da população migra, de uma maneira geral com caráter definitivo, do campo para a cidade. CAUSAS
-Catástrofes Naturais ou
Ambientais: