Xenofobia e Imigra o
[Digite o título do documento]
[Digite o nome do autor]
[Escolha a data]
Introdução
Atualmente a sociedade é afligida por vários problemas de naturezas distintas, como a intolerância de um povo a outro, a discriminação de uma raça a outra, etc. E diante desse quadro atual da sociedade, a maior preocupação das pessoas é, certamente, quanto a segurança e o bem-estar de si e de sua família. Motivadas por situações adversas no seu local de residência e por vários atrativos como, por exemplo, melhores oportunidades de emprego, educação e moradia, existentes em outras regiões, muitas vezes em outros países, pessoas se deslocam, migram para essas regiões de atração acreditando que residindo nestas, sua vida tornar-se-á muito melhor.
Chegando nesses locais “cheios de oportunidades”, que na maioria das vezes são países da Europa ocidental, América Anglo-Saxônica, Ásia e Oceania, vê-se uma realidade muito distante daquela imaginada. Os imigrantes passam a conviver com a xenofobia, que é a aversão a estrangeiros, são discriminados e se vêem obrigados a executar as tarefas mais subalternas da sociedade em troca de uma remuneração miserável. Aqueles que acreditavam terem encontrado uma solução para os problemas vividos por eles em sua terra de origem, se vêem diante de uma vasta gama de outros novos problemas.
“Considero-me estrangeiro em qualquer país, alheio, a qualquer raça. Pois a terra é minha pátria e a humanidade toda é meu povo”
Khalil Gibran
Migração Interna no Brasil
A migração interna no Brasil ocorre principalmente por motivos econômicos ou por desastres naturais.
A população de um país não se altera apenas com os nascimentos e mortes que ocorrem dentro de seu território. É preciso também levar em conta os movimentos migratórios que ocorrem dentro deste. A migração interna é aquela que ocorre no interior de um país, como o êxodo rural, que ocorre com a migração das populações rurais para as áreas urbanas. Um exemplo de migração interna que ocorreu no