migraçoes internas no brasil
Geografia (Licenciatura) – GED 0133 – Didática e Metodologia do Ensino de Geografia
05/05/2014
RESUMO Esta pesquisa tem o devido valor demostrar de uma forma clara e concisa a importância e os desafios do ensino de Geografia na escola buscando analisar os desafios à prática docente. Para isso, fez-se necessário destacar a importância do conhecimento geográfico e do ensino de Geografia diante da complexidade do mundo contemporâneo, no intuito de desenvolver a articulação entre as concepções da ciência geográfica e os fundamentos da Geografia escolar. Considerando os desafios e as mudanças educacionais e epistemológica vivenciada pela Geografia.
Palavra Chave: Didática. Ensino de Geografia. Desafios
1 INTRODUÇÃO
A geografia é a ciência que estuda as relações das sociedades e da natureza, através do desenrolar do processo histórico. Alguns autores como Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo tiveram grande participação no desenvolvimento da Geografia Escolar no percurso do século XX. O foco principal era discutir as mudanças na maneira como se dava a prática do seu ensino. Era um ensino voltado para o patriotismo, pois se destacavam nas aulas as características belas do país, e as dificuldades enfrentadas pela população eram esquecidas, como fome, miséria, violência e corrupção. Os próprios livros didáticos defendidos no país também visavam a transmissão do patriotismo, sendo assim bem aceitos. (VLACH, 2004)
Os alunos deveriam decorar os nomes de rios, planaltos e outros aspectos da paisagem. (VESENTINE, 2004). Era o ensino mnemônico, ou seja, um ensino que cobrava a memorização dos alunos era comum.
Baseando-se na leitura desses e de outros autores de livros didáticos, se podem perceber mudanças nas propostas do ensino da Geografia; porém, nem sempre elas são bem aceitas pela totalidade dos professores. Uma metodologia que visasse uma melhor compreensão espacial poderia afetar o modo de pensar dos educandos,