Microscópios
Existem dois tipos de microscópicos: Simples e Compostos. O microscópicos simples são instrumentos óptico de uma lente convergente ( têm uma curvatura para o exterior tal como mostrado na figura e, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz.) de distância focal pequena e grande convergência e a imagem formada será virtual.
O microscópico composto é utilizado para ampliar imagens que não são vistas ao olho nu. O microscópio é composto de duas lentes convergentes onde uma lente é chamada de lente objetiva, que é fortemente convergente e possui pequena distância focal, esta lente produz uma imagem real e invertida e fica voltada ao objeto, a outra lente é chamada de lente ocular, que é menos convergente que a objetiva e também possui pequena distância focal, ela é localizada no foco objeto e é ela que produz a imagem final.
Microscópio Óptico
Os raios luminosos provenientes de uma fonte qualquer, natural ou artificial, são projetados no objeto com ajuda de um espelho refletor móvel e de uma pequena lente, chamada condensador. Para ser ampliado, o objeto precisa ser posto a uma distância do instrumento pouco maior que a distância focal da objetiva. A ampliação obtida é função das distâncias focais dos dois sistemas de lentes e da distância que os separa.
Microscópio Eletrônico
Nesse aparelho, as amostras são iluminadas por um feixe de elétrons, focalizados por um campo eletrostático ou eletromagnético. Os microscópios eletrônicos produzem imagens detalhadas com uma ampliação superior a