HISTÓRIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Para que se possa entender melhor a Previdência Social em nossa sociedade atual, se faz a análise histórica da Seguridade Social no qual a Previdência está inserida, não apenas em nosso país, como também em alguns outros países do mundo.
Assim, a Previdência Social, faz-se possível que, partindo-se de elementos históricos, se conheça melhor os institutos que atualmente vigoram. Ademais, mencionada análise permite um melhor entendimento de qual é a melhor forma de se construir as bases para o futuro, aproveitando os acertos dos projetos que trouxeram resultados positivos e, concomitantemente, descartando aqueles que não deram certo.
Desta forma, o presente trabalho possui o intuito de analisar os momentos históricos em que a Previdência Social esteve em evidência no Brasil, de forma a se buscar um maior entendimento sobre os avanços de tal instituto, o que se fará por meio do estudo pormenorizado do tratamento dispensado ao instituto ao longo da Constituição brasileira de 88, com que tange e da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS), como um instrumento de busca e compreensão da importância da Seguridade como tripé do Serviço Social.
2. Histórico da previdência social no brasil, direitos previdenciais atuais.
Para compreensão da Seguridade Social, é essencial clarificar a concepção de Seguro Social. Nesse sentido, Durano (apud CARTAXO, 2003, p.109), apresenta-nos a seguinte conceitualização:
Seguro social, baseado no seguro privado, tem como características comuns a indenização pelo risco, agrupados em tipos, para uma determinada coletividade; a contributividade; o calculo matemático atuarial para retribuição, os critérios para ingresso e concessão. Tem como especificidade a obrigatoriedade por meio de uma relação jurídica, independente da