Microrganismos probióticos e Alimentos Funcionais
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos, ou efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Este efeito ocorre em sua maioria quando estes são consumidos como parte de uma dieta usual, sendo seguro seu consumo com estes objectivos geralmente sem necessidade de supervisão médica como no caso de um medicamento. Lembrando que estes preceitos são válidos quando a eficácia e segurança desses alimentos já foram asseguradas por estudos científicos.
2.1 Bifidobacterium
As bifidobactérias foram isoladas pela primeira vez no final do século XIX por Tissier, são geralmente microrganismos caracterizados por serem gram-positivos não formadores de esporos, desprovidos de flagelos, e anaeróbios.
São organismos heterofermentativos, que produzem acido acético e láctico.
A gama de temperaturas para a qual se regista crescimento óptico oscila entre os 37-41o C, ocorrendo máximos e mínimos de crescimento a 43-45 0C e 25-280C respectivamente. Em relação ao pH óptimo verifica-se valores de pH 6 e 7, com ausência de crescimento a valores de pH ácidos de 4,5-5,0 ou a valores de pH alcalinos de 8,0-8,5.
As bifidobactérias são bactérias de alta importância no complexo ecossistema activo no trato gastrointestinal do ser humano e de outros mamíferos. Estas ocupam a microflora indígena dos recém-nascidos sendo a sua proliferação estimulada pelos componentes glicoproteicos da k-casaína.