Alimentos funcionas
ALIMENTOS FUNCIONAIS
PREBIÓTICOS
PROBIÓTICOS
SIMBIÓTICOS
Profª. Dra Claudia Dorta
Microbiologia Básica
ALUNA: Marina Felix Cedran
1ºTermo Matutino
Marília
26/02/2013
Foi no Japão em meados dos anos 80 que foi introduzido o termo “ALIMENTOS FUNCONAIS”; Esse termo se refere aos alimentos processados que além de serem nutritivos apresentam ingredientes que auxilia em funções especificas do corpo, sendo assim foram em 1991 definidos por “alimentos para uso especifico de saúde” (Foods for Specified Health Use – FOSHU).
Os Alimentos Funcionais apresentam características para serem classificados de tal modo. As características que averiguam um alimento como um FOSHU estão expressas a seguir: 1. Devem ser alimentos convencionais e consumidos na dieta normal / usual; 2. Devem ser constituídos por componentes naturais; 3. Devem ter efeitos positivos, além do valor nutricional normal: melhorar qualidade de vida, reduzir risco de ocorrência de doenças; 4. A alegação da propriedade funcional deve ter embasamento científico; 5. Pode ser um alimento natural ou alimento em que algum componente tenha sido removido; 6. Pode ser um alimento em que a natureza de um ou mais componentes tenha sido modificada; 7. Pode ser um alimento em que a bioatividade de um ou mais componentes tenha sido modificada; 8. Oferece benefício fisiológico e não apenas nutricional.
Existem vários compostos que podem promover esse auxílio à saúde quando integrados na alimentação: como os probiótico, prebióticos, e simbióticos. Estes são benéficos para a saúde gastrointestinal. O trato gastrointestinal é formado pelo estomago, intestino delgado e intestino grosso, e é responsável pela digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes pela microbiota nele presente.
PREBIÓTICOS
Os prebióticos são alimentos que estimulam o crescimento de uma microbiota intestinal benéfica ao organismo, pois servem de alimento para os