O uso de microrganismos vivos na alimentação
O estudo trata-se da utilização dos organismos vivos na alimentação para uma melhor qualidade de vida, sendo esses os probióticos, prebióticos e simbióticos. O primeiro é representado justamente por organismos que auxiliam na microbiota intestinal; os prebióticos são os alimentos que contém fibras não-digeríveis, estimulando a reprodução e proliferação desses microrganismos; os simbióticos é a combinação dos itens citados anteriormente, o que beneficia ainda mais o organismo. A experiência será com enfoque nos lactobacilos, um probiótico, na preparação de uma sobremesa láctea saudável, visando o bem-estar do indivíduo e o bom funcionamento do metabolismo.
Palavras-chave: Probióticos. Prebióticos. Simbióticos. Lactobacilos. Biotecnologia.
1. INTRODUÇÃO
A cada dia surgem consumidores mais exigentes quando se trata de alimentação. Atualmente, para se viver bem, uma alimentação saudável é primordial e por isso os alimentos simbióticos vêm ganhando destaque entre os mais preocupados com a saúde.
Simbióticos são produtos alimentícios resultantes da combinação de microrganismos probióticos e ingredientes prebióticos, onde os primeiros são favorecidos pela ação dos segundos dentro do organismo humano.
Com o objetivo de elaborar uma sobremesa que beneficie a saúde de alguma forma, escolheu-se a utilização dos microrganismos – probióticos, prebióticos e simbióticos – com funções reguladoras que ajudam na microbiota intestinal. Dessa forma possibilitando uma melhor qualidade de vida para os que o consumissem frequentemente.
A má alimentação da população é a maior problemática abordada, já que consomem grande quantidade de comida pobre em nutrientes e ricas em gorduras saturadas. Buscando uma melhora nesse cardápio, optou-se pela confecção de sobremesas lácteas, feitas com lactobacilos. Essa utilização não se privará somente a um benefício, podendo ressaltar que esta possibilitará também uma maior variedade para os intolerantes a lactose, já