Nutricionismo
Alimentos
Manual de Boas Práticas para Manipulação de
Alimentos
SUMÁRIO
Introdução
1. O que é um alimento seguro
1.1 Quando o alimento se torna inseguro
2. Meios de contaminação de um alimento
2.1 Doenças transmitidas por alimentos
2.2 Contaminação cruzada
3. O que são microrganismos e onde podem ser encontrados
3.1 Condições para a multiplicação dos microrganismos
INTRODUÇÃO
Este manual foi criado para auxiliar os profissionais da área, a preparar, armazenar, e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos mais saudáveis aos consumidores.
O conhecimento quanto às boas práticas de manipulação de alimentos é essencial para reduzir o risco de contaminação desses produtos e prevenir o aumento das DTA´s (Doenças Transmitidas por Alimentos).
Saber manipular adequadamente um alimento, é fundamental para garantir e proteger não só a saúde dos consumidores, como também do próprio manipulador.
Com este manual tentamos facilitar o acesso às informações àqueles que trabalham na cadeia produtiva de alimentos, demonstrando a relevância de seu trabalho frente à população.
Boa leitura
1. O QUE É UM ALIMENTO SEGURO
A alimentação é uma atividade básica para o indivíduo se manter vivo e saudável, para isso, além de ser nutritivo e estar em ótima aparência, odor e sabor, deve ser seguro.
Um alimento seguro é aquele que não contém agentes ou substâncias nocivas em quantidades que possam causar agravos à saúde ou dano ao consumidor. Esses agentes e substâncias são conhecidos como perigos e podem ser prevenidos ou reduzidos por meio de alguns cuidados essenciais e pequenas regras a serem adotadas durante todas as etapas do preparo dos alimentos, por isso o papel do manipulador é tão importante.
1.1 Quando um alimento se torna inseguro
Quando o