tema 1
I
A Terra e os seus subsistemas em interação
A terra é uma porção limitada do universo em interação com outros componentes desse universo. É um planeta ativo, com permanente dinamismo devido à sua atividade geológica, mas mantendo um equilíbrio com a porção do universo que o rodeia.
Qualquer porção do universo, com diferentes componentes em interação, de um modo organizado pode ser considerada um sistema. Um sistema é uma é um conjunto de elementos que se relacionam entre si, que estão organizados em função de um objetivo e que estão delimitados por uma fronteira, a qual permite a troca matéria e/ou energia entre o interior e o exterior do mesmo.
Pode então haver três tipos de sistemas:
Sistema isolado – não existe trocas de matéria nem de energia com o exterior. Na natureza não existem sistemas completamente isolados. Sistema fechado – existe trocas de energia mas não de matéria com o exterior.
Sistema aberto - existe trocas de energia e de matéria com o exterior.
A pergunta que se impõe é: Será a Terra um Sistema? E se o é, será que tipo de sistema? De facto á terra é um sistema, porque estabelece trocas energéticas com o universo. Recebe energia emanada do sol, que é utilizada em vários processos biológicos e geológicos, e transfere energia para o espaço sob a forma de energia térmica. O intercâmbio de matéria da Terra com o exterior é, na atualidade, diminuto e insignificante, quando comparado com as dimensões do nosso planeta.
Podemos concluir então que a terra é um sistema quase fechado.
Isto, trás algumas implicações para a terra como:
- Recursos naturais limitados logo devemos usá-los cautelosamente;
- Os materiais residuais permanecem dentro das fronteiras do sistema, nomeadamente materiais poluentes, podendo afetar o seu equilíbrio;
- Qualquer alteração existente num dos subsistemas terrestres pode afetar todos os outros pois estes são abertos, dinâmicos e