Tema 1
É importante compreendermos que, apesar de compartilharmos o mesmo espaço, percebemos o mundo de maneira diferente. De acordo com Cintra (2011), cada um de nós tem sua própria visão de mundo, e essa visão exerce impacto sobre nossa forma de agir.
Ainda segundo Cintra (2011), no passado, a visão de mundo era linear e hierárquica, enquanto no mundo contemporâneo a visão de mundo está se tornando orgânica e holística. Esta autora nos explica resumidamente a visão de mundo:
Visão linear e hierárquica: é uma visão clássica, orientada pelo paradigma Newtoniano- Cartesiano, que defendia a previsibilidade, certeza, ordem e a razão.
Visão sistêmica ou holística: propõe uma mudança de visão de mundo – de um pensamento mecanicista para formas sistêmicas de pensamento, invertendo a relação entre as partes e o todo. Tudo no planeta parece estar conectado, e cada parte é sistemicamente relacionada às outras.
A seguir, o Quadro 1.1 apresenta uma comparação entre as duas visões:
Quadro 1.1. Visão linear e hierárquica versus Visão sistêmica ou holística.
Paradigma da Visão Linear
Paradigma da Visão Holística
1 Previsibilidade
2 Certeza
3 Estabilidade
4 Ordem
5 Dominação
6 Reducionista
7 Simples
8 Competição
9 Metáfora das máquinas
1 Imprevisibilidade
2 Incerteza
3 Instabilidade
4 Caos, desordem
5 Participação
6 Abordagem Sistêmica
7 Complexa
8 Colaboração
9 Metáfora dos organismos vivos
Podemos compreender que na visão holística as pessoas, a sociedade e a natureza formam um conjunto indissociável, interdependente e em constante movimento. Por esta razão, faz-se necessário compreender como nossa visão de mundo é afetada e quais fatores contribuem para que isso ocorra.
Para Cintra (2011), os fenômenos que interferem na nossa visão de mundo são: globalização, desenvolvimento da ciência e tecnologia, sustentabilidade, forças do contexto ambiental.
A seguir, o Quadro