Teoria da Administraçao
A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
O crescente -:-amanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos.
O objetivo da burocracia segundo Max Weber é a de que uma organização deve ser eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
2. Quais as características da Burocracia? Cite-as comentando.
Caráter legal das normas e regulamentos.
A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por escrito.
Caráter formal das comunicações.
A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito.
Caráter racional e divisão do trabalho.
A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. A divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização.
Impessoalidade nas relações.
A distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. Daí o caráter impessoal da burocracia.
Hierarquia de autoridade.
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior.
Rotinas e