Microemprendedor individual
1. Quais são os benefícios da legalização para o empreendedor individual?
Além do beneficio da legalização e ser visto como uma empresa e poder emitir sua nota fiscal, na área previdenciária ele tem direito a:
Salário maternidade | A partir de 10 contribuições mensais. Auxílio doença | A partir de 12 contribuições mensais (com exceção das regras que não exigem carência).
Aposentadoria por invalidez - A partir de 12 contribuições. Aposentaria por idade - A partir de 180 contribuições (mulher 60 anos e homem 65 anos). | Aposentadoria especial - A partir de 180 contribuições. Auxílio acidente - A partir da primeira contribuição. Pensão por morte - A partir da primeira contribuição
Também a escrituração formal não é obrigatória, bastando apenas manter relatório mensal das receitas brutas. Este empreendedor também deverá manter um arquivo de todas as notas fiscais de compras de produtos e serviços que utilizar.
2. Como está sendo a atuação do seu escritório de contabilidade na legalização do micro empreendedor individual?
Bastante procura por informações mais detalhadas e que na maioria das vezes desencadeia na formalização – MEI. Estamos também dentre aqueles indicados no site para ajudar na formalização. Trabalhamos com uma media de 30 Meis no ano de 2012, e dentre esses mais ou menos 50% deles migraram para o simples nacional no inicio de 2013. A oportunidade que o governo abriu de começar com uma empresa sem muita burocracia e custos, fez com que muitas pessoas encorajassem e efetuassem a formalização e encarassem mais de perto o ser Empresário.
3. O empreendedor individual tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição?
Sim. Mas para ter esse direito, o Microemprendedor terá que pagar mensalmente um complemento de 15% do valor do salário mínimo vigente, totalizando então o percentual de 20% exigido pelo governo. Respeitando também as regras de