trabalho individual 3 semestre
A contabilidade tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas como controle de informações, viés para ações, quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros.
A contabilidade não pode ser considerada apenas como um setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil; o controle gerencial de uma empresa da embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta.
A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.
Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam elas contratações, transações, entre outros serviços, além de operações com tributos e trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa. Toda empresa seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil.
O setor contábil se faz cada vez mais importante no Brasil, já que em 2014 foram criadas 1.865.183 novas empresas de acordo com o indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Segundo o estudo das 1.865.183 novas empresas, 1.342.852 (72,0% do total) foram de microemprendedores individuais (MEIs), 189.809 (10,2%) foram de empresas individuais, 227.368 (12,2% do total) foram de sociedades limitadas e 105.154 (5,6%) foram de empresas de outras naturezas jurídicas. As