Edgar morin
As cegueiras do conhecimento
1-O calcanhar-de-aquiles do conhecimento
A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja em algum grau,ameaçado pelo erro e pela ilusão.
(pg 19)
O conhecimento(...)é o fruto de uma tradução/reconstrução por meio da linguagem e do pensamento e,por conseguinte,está sujeito ao erro.
(pg 20)
A projeção de nossos desejos ou de nossos medos e as perturbações mentais trazidas por nossas emoções multiplicam o risco de erro.
(pg 20)
(...)os paradigmas que controlam a ciência podem desenvolver ilusões,e nenhuma teoria científica está imune para sempre contra o erro.
(pg 21)
A educação deve se dedicar,por conseguinte,a identificação da origem dos erros,ilusões e cegueiras.
(pg 21) 1.1 Os erros mentais
(...)a tendência a projetar sobre o outro a causa do mal fazem com que cada um minta para si próprio,sem detectar esta mentira da qual,contudo,é o autor.
(pg 21)
1.2-Os erros intelectuais
Está na lógica organizadora de qualquer sistema de idéias resistir à informação que não lhe convém ou que não pode assimilar.
(pg 22)
1.3-Os erros da razão
O que permite a distinção entre vigília e sonho,imaginário e real,subjetivo e objetivo é a atividade racional da mente(...)
(pg 22)
A racionalização é fechada,a racionalidade é aberta.(...)Dessa maneira,uma doutrina que obedece a um modelo mecanicista e determinista para considerar o mundo não é racional mas racionalizadora.
(pg 23)
1.4-As cegueiras paradigmáticas
(...)o paradigma efetua a seleção e a determinação da conceptualização e das operações lógicas.Designa as categorias fundamentais da inteligibilidade e opera o controle de seu emprego.Assim,os indivíduos conhecem, pensam e agem segundo paradigmas inscritos culturamente neles.
(pg 25)
(...)um paradigma pode ao mesmo tempo elucidar e cegar, revelar ou ocultar.
(pg 27)
2-O imprinting e a normalização
As doutrinas e ideologias dominantes dispõem,igualmente,da força imperativa que