Edgar Morin
COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ATPS – Teorias de Comunicação de Massa
Prof.ª. Raquel Caram
2º Etapa
Campo Grande – MS
04/09/2013
COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ATPS – Teorias de Comunicação de Massa
Prof.ª Raquel Caram
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma atividade elaborada pelos alunos de Publicidade e Propaganda do 1º/2° semestre do Anhanguera Uniderp – Matriz. Solicitado pela Professora Raquel Caram regente da disciplina Teorias de comunicação de massa.
Campo Grande – MS
04/09/2013
"O segredo do sucesso não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se faz. "
Cecília Meireles.
Índice
Introdução 5
Edgar Morin 6
Teorias de Morin 7
Processos de reflexões sobre Comunicação de Massa. 8
Dados marcantes da época. 9
Conclusões de uma teoria indispensável 10
Teoria X Teórico 12
Conclusão 14
Referências: 15
Introdução
Atividade importante para compreensão das primeiras pesquisas de Edgar Morin. Ver que as teorias não são apenas ideias, conceitos abstratos criados pelo autor, mas resultados de muitas pesquisas, da observação do comportamento da sociedade, e a relação das pessoas com os primeiros meios de comunicação de massa. E como a época em que ela é criada, a situação política e econômica desse momento é um fator de grande importância.
Edgar Morin
Nasceu em 1921 em Paris, tendo como verdadeiro nome Edgar Nahoum. Estudou História, Geografia e Direito na Sorbonne, onde se aproximou do Partido Comunista, ao qual se filiou m 1941. Durante a Segunda Guerra Mundial, Morin teve uma participação ativa, no movimento de resistência à ocupação nazista. Logo após o final da guerra, participou da ocupação