Edgar Morin
Um dos maiores intelectuais da atualidade, Edgar Morin é um crítico de fragmentação de conhecimento. Convencido da necessidade de uma reforma de pensamento e portanto de uma reforma de ensino, o critico Edgar Morin aproveita diversas oportunidades para refletir sobre o desenvolvimento do pensamento complexo e a fragmentação de conhecimento.
Referente ao pensamento do autor Edgar Morin, eu acho que é extremamente viável que se aplique essa educação sem fragmentação daqui a dez anos, pois dessa maneira o aluno não ira somente refletir sobre as coisas de uma forma separa, mais como um todo.
Dessa forma ele saberá lidar com os problemas que se encontram na sociedade e também em sua vida, não vai existir uma visão única e sim global da situação e os problemas serão resolvidos de uma forma mais clara. Professores e alunos passaram a pensar repensar e refletir sobre a realidade sem separar as disciplinas e isso torna-se essencial para o crescimento.
No capítulo um do livro Cabeça bem feita de Edgar Morin o autor informa que existe uma forma inadequada e grave na forma de ensino. O autor considera que ao ensinar as disciplinas de forma separada, ao invés de obtermos uma relação entre os conhecimentos o que existe é um conhecimento separado em suas áreas especificas, e dessa forma não temos uma visão do todo aprendendo o simples somente. Edgar Morin afirma que o individuo não tem um conhecimento para compreender o global.
O ensino organizado com as disciplinas de forma separada ao invés de ajudar o aluno dificulta a ele entender que tudo esta respectivamente ligado, e