A cultura e a educação grega na educação
Centro De Ciências, Saúde e Tecnologia – Campus I – Imperatriz.
Curso de Pedagogia
I Período
Disciplina Filosofia da Educação I
Nome do Autor: Clayton Barros Silva
Professor: José Batista de Oliveira
RESUMO
IMPERATRIZ
2012
A CULTURA E A EDUCAÇÃO GREGA
Atividades guiminico desportivas e a educação do efebo
É conveniente que o ato de ensinar e de aprender, sempre esteve intimamente ligado a concepção do mundo e do homem que as civilizações apresentaram. Neste caso a educação escolar sempre esteve atrelada a duas outras instituições: ao governo e a igreja.neste sentido, a instituição escolar concorreu e auxiliou ao seu modo, para a perpetuação e desigualdade entre as pessoas.
Em todo caso subentende-se que a educação pode ser considerada como a formação da alma e os meios que utiliza como forças formativas. Neste caso a atividade esportiva exerceu grande influência sobre a formação do homem grego e foi considerada como um dos três pilares da educação da criança e do jovem com as letras e a música. Porém a mulher não tinha o privilégio de praticar as atividades físicas, pois a educação escolar não eram concedida as meninas, e nem sequer eram permitidas sua presença nos estádios aonde os jogos ocorriam.
Na sociedade grega o homem deveria responder pelas atividades do mundo da vida exterior, da vida pública, enquanto que a mulher – esposa legítima- a sua vida deveria ser vivida no interior da casa, praticava as atividades ligadas à manutenção e a procriação dos filhos, de bens e de tecidos, o gerenciamento dos escravos, o preparo dos alimentos e a guarda dos tesouros familiares. Na civilização grega a mulher era um ser incapaz, que não pode desempenhar adequadamente as funções sem o apoio e a supervisão do homem. A criança por sua vez, é considerada o produto do estado e deve servir a este.
O PROCESSO ESCOLAR EM ESPARTA
Na concepção espartana o homem deveria ser antes de mais nada, o resultado