microeconomia
A microeconomia tem seus estudos voltados para o consumo dos indivíduos, a produção e o preço dos bens e serviços. Junto com a microeconomia caminha a macroeconomia, duas grandes ênfases dentro da economia, onde elas por mais que tenham suas limitações acabam por sua vez sendo confundidas.
Entretanto, as duas estão muito próximas, em qualquer fato econômico elas estarão juntas. A microeconomia relata atos detalhados, por partes, já a macroeconomia vê a situação como um todo.
Assim a microeconomia preocupa-se com o que é usado, com o que é feito, ou seja, o passo a passo ate chegar ao produto final; a macroeconomia estaria mais votada para a composição total destes produtos. Dessa forma a microeconomia esta voltada para a Teoria dos Preços, pois busca esclarecer os preços de bens e serviços; para que se mantenha um equilíbrio. Na pratica isso é visto como as procuras que se traduziram em rendimentos.
Na Teoria da Firma o empresário tem por sua vez, o preço e sua limitação orçamentária tendo em vista a exploração de lucro. A forma dos consumidores em adquirir seus bens ou serviços são ilimitados e infinitos, já as de produção são limitadas e finitas, pois existe o fenômeno escassez, nestas condições busca-se como denominador comum o preço. Como isso a microeconomia busca equilíbrio no preço, visando a questão mercadológica e de arcabouço econômico, para assim seus os produtos e serviços serem comercializados.
Oferta e Demanda – Preço de Equilíbrio
Quando temos o preço de equilíbrio? Quando a quantidade demandada e ofertada é igual, ou seja, as duas curvas se cruzam, podemos dizer que os compradores compraram o que desejavam comprar e os vendedores venderam o que desejam vender. O preço de equilíbrio de uma empresa é definido como o nível de vendas no qual os custos operacionais fixos e variáveis são cobertos. O preço e a quantidade para as quais existe equilíbrio são conhecidos respectivamente, como preço e quantidade de equilíbrio.