MICRODUREZA
Engenharia Mecânica
IPUC – PUC Minas
1
6.2. O Exame Micrográfico
De uma forma geral, a matéria é composta de átomos. Quando os átomos estão agrupados de uma forma desorganizada em um material este é dito amorfo. Portanto em uma substância amorfa, a forma na qual os átomos estão arranjados (estrutura atômica) não é definida. Isto influencia suas propriedades físicas e faz com que estas permaneçam constantes independentemente da direção de observação (material isotrópico).
Outros corpos, como os metais, apresentam seus átomos agrupados de forma bem organizada e definida. Nestes materiais, as propriedades físicas variam de acordo com a direção de observação. Estes corpos são ditos anisotrópicos. Todos os metais e ligas metálicas, independentemente do modo de fabricação ou trabalho mecânico ao qual foram submetidos, possuem, no estado sólido, uma estrutura cristalina bem definida. O estudo dos metais e ligas metálicas, com auxílio de microscópio, busca a determinação de seus constituintes e a avaliação de sua textura. Este estudo também é feito em superfícies polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado. Convém esclarecer que os metais, de um modo geral, são agregados cristalinos cujos cristais (perfeitamente justapostos e unidos) tanto podem ser quimicamente idênticos, como de composição química diferente. Esses cristais chamam-se geralmente grãos em virtude de sua conformação, mas quando apresentam formas ou
aspectos
particulares,
podem
chamar-se nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc. Estes elementos podem ser observados nas figuras 28, 29, 30 e 31.
Figura 1. Diferença brusca de granulação em aço extradoce posta em evidência pelo ataque com reativo de ácido nítrico seguido de um ataque por oxidação. 50 x.
Figura 2. - Encruamento intenso por martelamento a frio, de um aço meio duro.
Grãos fortemente deformados. Ataque: nítrico. 200x.
LABORATÓRIO DE