Ensaios de Microdureza
O ensaio de Microdureza O ensaio de microdureza está relacionado a cargas pequenas, abaixo de 10Kgf, aplicadas através de um penetrador no equipamento de microdureza. Pode-se utilizar penetradores do tipo Knoop e ou Vickers, ambos sendo piramidais de base quadrada. A microdureza Vickers envolve o mesmo procedimento prático que o ensaio Vickers, só que utiliza cargas menores que 1 kgf. A microdureza Knoop foi desenvolvida por F. Knoop, nos Estados Unidos e, sua diferença em relação à Vickers, está na pirâmide do penetrador que é alongada. O procedimento de teste é semelhante ao teste Padrão Vickers, exceto que é feito em escala microscópica, com instrumentos mais precisos. Abaixo temos uma ilustração demonstrando a diferença dos penetradores Knoop e Vickers:
O número da dureza Vickers é a razão entre a carga aplicada e a área da impressão. O número de dureza Knoop assim como Vickers, é a razão entre a carga aplicada e a área da impressão:
KNH = F / A = F / CL²
Onde:
F é carga aplicada; A é a área da impressão; L é o comprimento medido da diagonal maior da impressão;
C é uma constante do endentador = 0,07028.
Comparando teste Vickers e Knoop
O teste Knoop é normatizado pela ASTM D1474 (Standard Test Methods for Indentation Hardness of Organic Coatings), e o teste Vickers é normatizado pela ASTM E92.
A pirâmide Vickers, penetra aproximadamente o dobro da profundidade da pirâmide Knoop;
A diagonal da impressão Vickers é aproximadamente 1/3 do comprimento maior da diagonal Knoop;
O teste Vickers é menos sensível às condições da superfície do que o teste Knoop;
O teste Vickers é