microdureza
A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco. (INFOSOLDA, 2014)
Vários fatores influenciam a dureza de uma junta soldada; dentre eles citam-se a composição química do metal de base e seu grau de encruamento, a composição química do metal de adição, os efeitos metalúrgicos inerentes ao processo de soldagem, o tratamento térmico e os parâmetros de soldagem. (INFOSOLDA, 2014)
Uma junta soldada apresenta regiões bastante definidas, que são denominadas metal de base, zona afetada pelo calor e zona fundida; os limites máximos de dureza para estas regiões são definidos por algumas normas e especificações. Quando esses limites são ultrapassados, significa que houve perda de ductilidade e que a junta soldada pode estar comprometida. (INFOSOLDA, 2014)
No estudo de materiais, a dureza é uma propriedade característica de cada material sólido. Isso expressa a sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionado com a estrutura atômica de cada material. Entretanto, o conceito físico de dureza não tem um mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade. Essa conceituação divergente da dureza depende da experiência de cada um ao estudar o assunto. Para um metalurgista, dureza significa a resistência à deformação plástica permanente; um engenheiro mecânico define a dureza como a resistência à penetração de um material duro no outro. (FERREIRA, Mateus, 2011) O maior interesse para um engenheiro é essa resistência à penetração, pois abrange conceitos como a resistência à abrasão e a resistência ao corte que correspondem a características dos materiais cujo o conhecimento é fundamental,