EXPERIMENTO MICRODUREZA VICKERS
Ensaios Mecânicos
Grupo3
Recife, 19 de Novembro de 2008
Introdução
A dureza Vickers é uma medida da resistência do material à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo entre faces de 136º, quando submetida a uma determinada carga.
O valor desta dureza (medida em HV) é a razão da carga aplicada (F) pela área de identação (A) deixada no material ensaiado.
.
O durômetro que executa o ensaio Vickers não fornece o valor da área de impressão da pirâmide, no entanto, por meio de um microscópio acoplado, permite obter as medidas das diagonais (d1 e d2) formadas pelos vértices opostos da base da pirâmide.
Conhecendo as medidas das diagonais, se calcula a área, utilizando a fórmula:
.
Para se representar a dureza Vickers utiliza-se primeiramente seu valor, seguido do símbolo HV e do valor da carga aplicada. A representação 220 HV 20 indica que o valor da dureza Vickers é 220 e que a carga aplicada foi de 20 kgf.
O tempo normal de aplicação da carga varia de 10 a 15 segundos. Para se representar uma duração da aplicação da carga diferente, é preciso indica-se o tempo de aplicação após a carga. Por exemplo, na representação: 220 HV 20/20, o último número indica que a carga foi aplicada por 20 segundos.
Para se medir valores de microdureza Vickers o procedimento prático é o mesmo que o ensaio Vickers, no entanto as cargas utilizadas devem ser menores que 1 kgf. Na microdureza, como a carga aplicada é pequena, a impressão produzida é microscópica, portanto sua verificação só é observável por microscopia ótica. A reparação do corpo de prova para microdureza deve ser feita, obrigatoriamente, por metalografia.
O ensaio
O ensaio foi realizado no Equipamento Huayin Model HVS-5 Digital Display Low Load Vickers Hardness Tester existente no laboratório. O material ensaiado foi o bloco de metal padrão cedido