Microcosmos
Curso: Ciências Biológicas Modalidade Médica
1º Período – 2012
Disciplina: Química I
Prof: Armando S. Mendes
Aluno: Hellen Cristina Rodrigues e-mail: hellen_supla@hotmail.com
Aluno: Rebeca Alves e-mail: re_alves2008@hotmail.com
Aluno: Daiane Marilac Degan e-mail: daianedegan2008@hotmail.com
Data da Prática: 29/5/2012
Data da Entrega: 29/06/2012
2012
FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
INTRODUÇÃO
O objetivo principal da cinética é o estudo da velocidade das reações químicas, e para isso é preciso o conhecimento de: o desenvolvimento de métodos experimentais que permitam medir as velocidades das reações, desde as mais lentas até as mais explosivas; o estudo dos fatores que influenciam nas velocidades das reações; e o estudo do “caminho” percorrido pelas reações.
Uma reação química ocorre quando três fatores envolvidos no mundo micromolecular acontecem. Eles são: 1 - O choque de uma espécie química com outras ou com as paredes do recipiente na qual a mesma estiver. 2 - A geração de alguma maneira de algum tipo de energia que permita que a espécie química reagente atinja um patamar mínimo de energia para que a reação possa ocorrer (Energia de Ativação). 3 - A posição do choque. (fator muito importante nas reações orgânicas onde estiverem envolvidas substâncias com grandes cadeias).
O estudo cinético em sua quase totalidade depende de valores experimentais da reação que está sendo estudada. A velocidade de uma reação é definida como sendo a variação da concentração de um reagente por unidade de tempo. Essas concentrações são normalmente expressas em mol por litro (mol/L), e o tempo em minutos (min) ou segundos (s).
As leis de velocidade são equações diferenciais. Em cinética química, tais equações são classificadas de acordo com a ordem da reação. A ordem de uma reação é definida como sendo a soma das potências dos termos de concentração