Romantismo em portugal
Atividade de Literatura Portuguesa II
1) Que fatores históricos e literários contribuiram para o aparecimento do movimento romântico no cenário português?
No início do século XIX, a europa passa por profundas transformações. A Revolução Francesa, que marca o fim da Era Moderna e o início da Era Contemporânea, e que fundamenta os valores de nossa sociedade atual; e a Revolução Industrial, que modifica a ordem econômica mundial, consolida o poder político da burguesia, as idéias de capital, dinheiro e exploração do trabalho. Neste momento, Portugal sofre com a perda de sua principal colônia, o Brasil. Esse cenário de mudança propcia o surgimento do Romantismo, buscando o total rompimento com o estilo clássico, defendendo a liberdade de estilo, e uma linguagem mais próxima à realidade. O Romantismo em Portugal tem como marco inicial a publicação do poema Camões de Almeida Garrett. Durante um período de exílio na Inglaterra, Garrett entra em contato com a obra de Lord Byron e Scott e envolve-se com o teatro de Shakespeare. O poema é uma biografia sentimental de Camões e apresenta as características que são típicas do estilo romântico.
2) Explique de que forma os românticos abordam nas obras as características:
a) Escapismo: Evasão. O escapismo romântico manifesta-se tanto nos processos de idealização da realidade como na fuga para mundos imaginários. Quando acompanhado de desesperança, sucumbe ao chamado da morte, companheira desejada por muitos e tema recorrente em grande número de poetas. Para o romântico, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos.
b) Melancolia: Está mais para o tédio que para a depressão. Ela pode até levar a uma situação de depressão, mas é mais um estado de frustração. O eu-lírico está em desacordo com a realidade. Ele é descrente das possibilidades de mudança.
3) Leia o fragmento e responda:
"Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo