Microbiologia tortora
COMENTÁRIOS:
Rins apresentam de dimensões normais, contornos lisos e regulares, com ecogenicidade do seu parênquima preservada. O complexo ecogênico central é compacto bilateralmente, sem evidência de hidronefrose. Não foram observadas imagens compatíveis com cálculos nas projeções renais.
A relação córtico-medular está preservada em ambos os rins.
MEDIDAS:
Rim direito .... x ..... x .... cm. Córtex: .... cm
Rim esquerdo .....x ......x..... cm. Córtex:.... cm.
A aorta abdominal foi visibilizada desde a sua emergência diafragmática, até a bifurcação, não havendo dilatações aneurismáticas neste trajeto.
A velocidade do pico sistólico máximo obtida no terço médio da aorta abdominal (nível das artérias renais) situa-se em torno de cm/s.
As velocidades de pico sistólico máximo medidas nas porções proximais das artérias renais direita e esquerda foram respectivamente de cm/s e cm/s.
Índice Reno-aórtico à direita: (ideal < 3,5)
Índice Reno-aórtico à esquerda: (ideal < 3,5)
O estudo com Doppler colorido foi realizado também nos segmentos arteriais intra-renais (segmentares, interlobares e arqueadas) nos terços superior, médio e inferior de ambos os rins.
Os índices de resistência obtidos se mantiveram aproximadamente em .
Ao estudo com Doppler colorido e espectral não há alterações hemodinamicamente significativas em segmentos arteriais intra-renais, onde o índice de resistência e o tempo de aceleração da sístole se mantiveram dentro dos padrões habituais (abaixo de 0,8 e de 100 ms, respectivamente).
Não foram observados padrões de onda parvus-tardus das artérias intra-renais.
* O aumento do IR das artérias intra-renais (>0,8) pode ser causado por vários fatores, como pacientes com estenose da artéria renal com doença parenquimatosa já estabelecida, obstrução do trato urinário, pielonefrite, glomeruloesclerose, etc.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
O presente estudo ultra-sonográfico com Doppler não