Levantamento Do Fermento
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ALAN LUIZ PIRES
BARBARA SANTANA
JOAO PAULO SANDES
LAURO MERLO
MARIANE MARQUES
NAYANE GOMES LIMA SANTOS
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA AMBIENTAL
PODER DE LEVANTAMENTO DE FERMENTO
Aracaju, SE
Setembro, 2014.
BARBARA SANTANA
ALAN LUIZ PIRES
BARBARA SANTANA
JOAO PAULO SANDES
LAURO MERLO
MARIANE MARQUES
NAYANE GOMES LIMA SANTOS
Turma E03
RELATÓRIO CIENTÍFICO
PODER DE LEVANTAMENTO DE FERMENTO
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Microbiologia e Bioquímica Ambiental, ministrada pelo Profº Álvaro Lima no 2 semestre de 2014.
Aracaju, SE
Setembro, 2014.
TITULO: PODER DE LEVANTAMENTO DE FERMENTO
Data: 22/10/2014
OBJETIVOS:
O objetivo da pratica consiste em:
Observar a variação de volume ocorrida, a partir da fermentação.
INTRODUÇÃO:
A utilização de microrganismos na biotransformação da matéria vem desde a antiguidade. Através da observação do ambiente ao seu redor, o ser humano passou a perceber que certos processos se desenvolviam devido à presença de microrganismos no meio. A descoberta de microrganismos que podiam modificar um determinado substrato possivelmente foi feita ao acaso, como ao perceber que a carne seca resistia a deteriorização; ou que ao deixar o leite azedar era possível retirar o líquido do coalho para fabricar queijo; ou ainda que ao secar os grão antes da estocagem era possível evitar o aparecimento de fungos. (TORTORA et al., 2006) A partir dessas observações, foi possível estudar mais a fundo e utilizar esses microrganismos de forma a atender da melhor forma as nossas necessidades.
Os babilônios e os sumérios usavam leveduras na produção de álcool antes de 6000 AC (NAJAFPOUR, 2007). Já os egípcios, em 2000 AC, utilizavam leveduras para a produção de pães. Na Ásia, antes do nascimento de Cristo, utilizava-se Penicillium rouquefortii na produção de queijos. A 2500 anos atrás, na China, o fungo Aspergillus oryzae era usado no