Belinha
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 1 (2,0 pontos)
Imagine-se na seguinte situação em sua sala de aula: Um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental faz a seguinte pergunta:
-Professor(a), tudo que está escrito no meu livro de História é a verdade?
Responda a pergunta feita por seu aluno apresentando um argumento e um exemplo que embase sua resposta. Tenha a preocupação em usar uma linguagem compatível com a série em questão. (2,0 pontos)
R:O que está escrito no livro de História é um relato, do ponto de vista do escritor, do que aconteceu, mas o passado é irrecuperável. O escritor se baseia usando documentos, evidências fotos e outros tipos de registros encontrados por ele, mas somos indivíduos singulares e cada escritor escreve segundo seus interesses, preocupações, entre outras particularidades.
Por exemplo: Um livro sobre o Descobrimento do Brasil pode enfatizar mais as belezas brasileiras e outro a chegada dos portugueses, depende do que o autor enfatizar, mas ambos têm que manter as mesmas datas.
Existe uma grande subjetividade quando falamos de passado, não existe uma verdade, Nós descrevemos o passado conforme nossos interesses e preocupações.
Questão 2 (2,5 pontos)
Sabemos que o ensino de História passa por um processo de renovação. A partir dessa assertiva, leia a crônica a seguir, protagonizada por um professor jovem e recém-formado e um diretor pedagógico de uma instituição escolar :
Referência bibliográfica:
“Uma crônica para pensar o Ensino de História”. In: História e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010, pp.11-13. Coleção Como Bem